Uma experiência criada a partir de pesquisas desenvolvidas pela concessionária Ecosul, que administra 457,3 quilômetros de estradas no polo rodoviário Pelotas, no sul do Estado, chamou a atenção na Marquês de Sapucaí, durante o Carnaval do Rio de Janeiro: um simulador veicular de capotamento, que seguirá à disposição do público no dia 25, durante o desfile das escolas campeãs de 2023
O experimento envolve um veículo e um óculos de realidade virtual. Com o equipamento nos olhos, o usuário "percorre" um trecho de rodovia e, em determinado momento, o carro se desgoverna (sacode de verdade) e sai da pista, transmitindo a sensação real de que está capotando.
Durante a simulação, os técnicos orientam o público sobre quais medidas deve tomar para sair do automóvel em segurança.
A iniciativa no Rio tem a parceria do Detran-RJ e das concessionárias Ecoponte e EcoRioMinas. A intenção é conscientizar a sociedade para a importância do uso do cinto de segurança e de outras medidas de prevenção a acidentes.
O carro já fez sucesso, também, na última Fenadoce, em Pelotas, e em outras campanhas de segurança viária no Rio Grande do Sul.