
Os primeiros seis caças argentinos F-16 comprados em 2024 na Dinamarca chegaram ao Brasil na quarta-feira (3). Da Base Aérea de Natal, os aviões partirão para a Argentina na sexta-feira (5).
No domingo (7), haverá uma cerimônia oficial de apresentação das aeronaves, com a presença do presidente Javier Milei. Os caças farão um voo rasante sobre a cidade de Buenos Aires.
A Força Aérea Brasileira (FAB) autorizou estes deslocamentos no seu território. No Rio Grande do Sul, os aviões passarão na sexta-feira (5).
Este é o primeiro lote de 24 caças, adquiridos ao custo total de 300 milhões de dólares (R$ 1,59 bilhão). Segundo o Ministério da Defesa da Argentina, as aeronaves têm capacidade de interceptação supersônica e irão fortalecer a defesa do espaço aéreo nacional.
Os aviões eram usados pelo governo da Dinamarca, mas estão sendo substituídos por caças F-35, um modelo mais moderno. A operação teve o aval dos Estados Unidos, onde os F-16 foram fabricados.

