
As paradas de ônibus em Porto Alegre serão pontos mais seguros durante a noite e a madrugada. Pelo menos, 50 delas.
A empresa Eletromidia irá instalar telas digitais em locais escolhidos pela prefeitura. A operadora Claro será responsável por garantir a conectividade e a disponibilidade das chamadas de vídeo.
A comunicação será em tempo real entre os usuários e a central de monitoramento. O projeto, chamado “Guarded Bus Stop”, oferece companhia para pessoas desacompanhadas que aguardam ônibus diariamente, entre 20h e 5h.
O foco principal é o público feminino. O projeto foi testado em 2023 na cidade paulista de Campinas (veja, abaixo, o vídeo promocional da campanha).
Um sensor instalado no painel eletrônico, ao lado da parada, identifica a falta de companhia e sugere uma chamada de vídeo para a pessoa que aguarda no local. O painel, com internet, câmeras noturnas, microfones sensíveis e alto-falantes potentes, permite uma conversa em tempo real com um atendente, que promete manter a ligação até a chegada do ônibus.
Dessa forma, a pessoa não se sentirá sozinha ou desprotegida em horários de menor movimento e maior vulnerabilidade. Em caso de necessidade, a central pode acionar serviços de segurança ou de saúde.
O projeto não traz custo ao município. Em troca da implantação e manutenção dos equipamentos, a Eletromidia tem o direito de explorar espaços publicitários nos painéis durante o dia.
Em 2023, a campanha ganhou troféu de bronze no Cannes Lions, festival de publicidade que ocorre na França. As cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro foram as primeiras a receber o projeto de forma permanente.


