
Após investimento de R$ 25,9 milhões e cinco anos e meio de obras, a Usina do Gasômetro está pronta para ser repassada à iniciativa privada. O edital para escolher a empresa responsável pelo prédio histórico será lançado em 15 de julho.
A disputa pela concessão deve ocorrer antes de outubro. A Usina terá opções de gastronomia, espaços para escritórios, cinema e teatro. O local continuará com áreas abertas ao público e com acesso gratuito.
O cálculo da prefeitura aponta que a manutenção da Usina custará mais de R$ 100 milhões ao longo de 20 anos. A empresa vencedora da licitação será responsável pela operação, manutenção e exploração comercial do prédio, de acordo com critérios definidos no edital.
A prefeitura oferece repassar até R$ 1,1 milhão por trimestre para auxiliar nos custos. O aporte municipal poderá ser menor, pois a escolha do vencedor da disputa passará por quem topar receber o menor valor.
A prefeitura ainda não explicou como o imóvel será incorporado ao patrimônio do município. O prefeito Sebastião Melo busca, junto ao governo federal, resolver esse impasse. A Usina do Gasômetro foi cedida pela Eletrobras em 1982, mas ainda não integra oficialmente o patrimônio da cidade.
A Usina é um dos 14 projetos de concessão que a prefeitura pretende tirar do papel até 2028. Na relação, ainda há um hospital, manutenção de escolas e banheiros públicos, entre outros.



