
Os embarques internacionais vão subir 5,99% no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Dessa forma, o embarque passará a custar R$ 95,58. A empresa Floripa Airport, responsável pela administração do terminal, deverá dar publicidade ao novo valor da tarifa, que deverá entrar em vigor em 30 dias.
Segundo a Anac, o aumento ocorre porque a concessionária passou a ser responsável pela contratação de funcionários que operam equipamentos de leitura de documentos de viagem e sistemas de controle migratório. Essa nova atribuição representa um custo adicional não previsto inicialmente no contrato de concessão.
Essa alteração não se trata do reajuste anual previsto contratualmente, mas sim de um reajuste extraordinário, vinculado a uma obrigação adicional assumida pela concessionária. Não haverá alteração na tarifa de embarque doméstico, que custa atualmente R$ 50,92.
"A cobrança dessa parcela extraordinária vigorará enquanto a responsabilidade permanecer vigente e poderá ser ajustada no futuro, a depender dos custos efetivamente incorridos pela concessionária e das receitas obtidas", informa a Anac.