
Mais um trecho da Avenida Ipiranga será bloqueado em razão de obras. A pista terá duas faixas interrompidas na região da Rua Silva Só a partir desta quarta-feira (25), das 9h às 16h30.
No local, ao lado do antigo ginásio da Brigada Militar, uma empresa contratada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizará o conserto dos taludes do Arroio Dilúvio e da ciclovia. As obras devem durar até janeiro de 2026.
Além disso, os tempos das sinaleiras serão alterados. Durante este horário, a faixa azul - específica para os ônibus - poderá ser usada pelos demais veículos entre as ruas Vicente da Fontoura e Silva Só.
Para minimizar os transtornos, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) decidiu que, entre 16h30 e 9h, as máquinas que atuarão no conserto serão retiradas do local. Elas serão levadas para a faixa da esquerda do sentido centro-bairro que já está bloqueada por causa das obras que ocorrem próximo à Rua São Manoel, e que serão finalizadas em setembro.
Reconstrução
Os taludes do Dilúvio começaram a romper em julho de 2023. Nesses locais, parte da ciclovia da Ipiranga foi impactada. Ao todo, 11 trechos cederam durante temporais ou períodos de muita chuva.
Um estudo técnico foi feito pelo Dmae, junto com a empresa BSE Engenharia Geotécnica Ambiental, para identificar as melhores técnicas de reconstrução, a fim de evitar a repetição dos desabamentos. Dois deles já foram consertados.