
O sistema de planos de voo no Brasil está fora do ar nesta sexta-feira (13). A coluna obteve essa informação e questionou a Força Aérea Brasileira que confirmou a instabilidade.
Segundo o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da Aeronáutica, foram identificados problemas técnicos no Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (Sigma), responsável pelo processamento de planos de voo no espaço aéreo brasileiro. Isso tem levado à necessidade de se fazer os planos de forma manual, escritos em papel.
A Força Aérea garante que está buscando o restabelecimento imediato do sistema. Paralelamente, o Decea adotou medidas operacionais "para mitigar os impactos e garantir a fluidez e a segurança das operações aéreas em todo o território nacional".
O departamento informou que manterá os usuários atualizados sobre a evolução da situação. Em Porto Alegre, a Torre de Controle informou que está aceitando planos de voo com no máximo duas horas de antecedência.
Apesar do transtorno, voos comerciais com horários regulares não devem enfrentar problemas significativos. A Fraport informa que o aeroporto Salgado não registrou atrasos significativos nos voos comerciais pela manhã.
No entanto, aeronaves particulares, incluindo as aeromédicas, e até helicópteros, devem enfrentar maiores dificuldades para realizar seus voos.