Um avião da Latam, que saiu de Guarulhos às 7h desta quinta-feira (19), realizou um pouso de urgência no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. O Airbus A320 tinha como destino a cidade de Montevidéu, no Uruguai.
Aqui na capital gaúcha, o piloto tentou fazer um primeiro pouso, mas não conseguiu. A torre de controle buscou explicações e o profissional informou que estava enfrentando uma pane.
— Estou com uma pane aqui que eu não posso pousar sem fazer cálculo. Posso fazer órbitas em DAKAT (um lugar da carta aérea a oeste de Porto Alegre) — disse o piloto no áudio ao qual a coluna teve acesso.
Após fazer um sobrevoo pela cidade, o profissional fez uma segunda tentativa de pouso. Por volta de 10h45min, o avião tocou a pista do Salgado Filho, aterrissando em segurança.
Procurada pela coluna, a Latam informou que o avião desviou a rota por causa das condições meteorológicas adversas. Citou apenas que, ao chegar a Porto Alegre, a tripulação solicitou prioridade de pouso por “uma questão técnica”. A empresa confirmou que a aterrissagem ocorreu em completa segurança.
Sobre a realocação dos passageiros, a Latam garantiu que todos foram reembarcados e o voo decolou às 15h18min.
Leia a nota na íntegra:
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA8118 (São Paulo/Guarulhos-Montevidéu), desta quinta-feira (19/06), precisou ser desviado para Porto Alegre devido às condições meteorológicas adversas no destino, fato totalmente alheio ao controle da companhia. Ao se aproximar da capital gaúcha, a tripulação solicitou prioridade de pouso por uma questão técnica. O pouso ocorreu em completa segurança às 10h44.
Os passageiros foram desembarcados e receberam oferta de assistência da companhia que, após inspeção de segurança, realizou a troca da aeronave. Os passageiros foram reembarcados e o voo decolou às 15h18 de hoje (19/06).
A companhia reforça que adota todas as medidas de segurança técnicas e operacionais para garantir uma viagem segura para todos.