
A empresa catarinense Nova Engenharia foi quem apresentou a melhor proposta para realizar o projeto da ponte que vai ligar a BR-392 e a BR-101, no sul do Estado. Outras seis concorrentes participaram da disputa, mas foram desclassificadas por não cumprirem as exigências do edital.
A Nova Engenharia propôs fazer os projetos básico e executivo ao custo de R$ 7,59 milhões. O valor é 26% inferior ao que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) especulava gastar - R$ 10,33 milhões.
A empresa foi criada há seis meses. Ela tem como diretor Jose Antunes Sobrinho, ex-diretor da Engevix - que operou o Estaleiro Rio Grande.
Segundo o Dnit, o recurso já está garantido. A empresa precisará realizar os estudos necessários no prazo de dois anos.
A obra é aguardada há mais de 50 anos. Ela foi prometida pela então presidente Dilma Rousseff em 2013.
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) apontou duas alternativas de traçado distintas como viáveis à execução. O projeto que será desenvolvido precisará apontar a alternativa mais viável dentre elas.
A primeira tem extensão total de 10,84 km. Ela prevê a construção de 4 km de travessia elevada e ponte de transposição no Canal do Norte, na Lagoa dos Patos.
A segunda opção tem 9,7 km de extensão. Do total, 4,93 km serão elevados e haverá a construção da ponte no Canal do Norte. Neste caso, a travessia teria um vão móvel.
Após o levantamento ser concluído, o Dnit montará o edital para contratar a empresa que executará a obra. A nova alternativa de travessia diminuirá em 100 km a distância entre o Rio Grande e Santa Catarina.
Atualmente, a travessia pela Lagoa dos Patos é realizada por balsas para os veículos e por lanchas para passageiros. O canal possui cerca de 5 km de extensão, com tempo entre embarque e desembarque de uma hora para os veículos.
Os veículos pesados aguardam em fila para o embarque por mais de uma hora e, por vezes, o embarque só é realizado no dia seguinte à chegada na fila. Existe serviço regular de transporte por lanchas para passageiros que atualmente possui demanda de 8 mil passageiros diários, incluindo ida e volta.