
Pouco mais de um ano após ter estacionado ao lado do Beira-Rio, o Boeing 737/200 deixará o local na noite desta terça-feira (13). O transporte está sendo feito com uso de uma carreta.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanham o deslocamento. A primeira parte da viagem consiste em levar o avião até o antigo pedágio de Eldorado do Sul, na BR-290.
Durante a quarta-feira (14), ele ficará parado às margens da rodovia. A partir das 23h, o transporte será retomado, chegando a Guaíba, seu destino final.
Na cidade, a aeronave será instalada no Saladeiro São Geraldo. Segundo o prefeito Marcelo Maranata, o Boeing tem previsão de ficar em Guaíba por 12 meses, com possibilidade de renovação por igual período.
Pelo uso do espaço em Porto Alegre, a prefeitura recebeu R$ 15 mil. Chamado de Avião Alegre, o veículo foi usado como atividade de entretenimento durante o segundo semestre do ano passado. O Boeing pertenceu à Varig.
A aeronave foi adquirida pela Flight Escola de Aviação em um leilão realizado em 2012. Ela é usada pela escola em aulas práticas para profissionais da aviação.
Circo Mirage
O local onde estava o avião será ocupado pelo Circo Mirage, do ator Marcos Frota. A DAV Produções e Eventos prevê que as primeiras apresentações ocorram a partir de 6 de junho. O contrato firmado com a prefeitura estipula a utilização do espaço até 12 de outubro.
A desmontagem do circo está prevista para ocorrer em 17 de outubro. Pelo espaço, a empresa irá desembolsar R$ 10 mil para a prefeitura. Também deverá realizar sessões especiais ou fornecer ingressos gratuitos para alunos da rede municipal de ensino e crianças acolhidas pela assistência social do município.
Essa será a segunda passagem do Mirage por Porto Alegre. Durante quatro meses, em 2023, aproximadamente 200 mil pessoas assistiram às apresentações.