
Que venha o outono. Desde o final de janeiro, o aeroporto Salgado Filho voltou a contar com o equipamento que auxilia pousos e decolagens em períodos de forte cerração.
Na semana passada, o avião do Grupo Especial de Inspeção em Voo (Geiv) da Aeronáutica deu voltas no céu de Porto Alegre para testar o chamado de ILS CAT II (da sigla em inglês, Instrument Landing System). O sistema foi afetado pela enchente de maio.
"A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), informa que o ILS de Porto Alegre já foi instalado e que o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) realizou a inspeção do equipamento no dia 28/01, restabelecendo a Categoria II", informou a Aeronáutica.
Desde outubro, quando o aeroporto foi reaberto, o Salgado Filho operava com um equipamento inferior, chamado de PAPI (do inglês Precision Approach Path Indicator). O aparelho auxilia o pouso e a decolagem, desde que haja visibilidade.
A Fraport chegou a informar que o aeroporto voltaria a ter uma proteção maior de pousos e decolagens somente entre março e abril de 2025, na véspera da temporada de dias com neblina. Porém, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que o ILS CAT II estaria em funcionamento até o fim do ano passado, se as condições climáticas permitissem.