
Nesta quinta-feira (22) militares gaúchos realizaram solenidade comemorativa do Dia da Vitória, que marca o aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa - com participação decisiva da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A cerimônia aconteceu em frente ao Monumento do Expedicionário, localizado no Parque da Redenção, em Porto Alegre. E contou com a presença do mais antigo veterano da II Grande Guerra no Rio Grande do Sul, o capitão Elmo Diniz, 104 anos.
A vitória aliada contra o nazismo e o fascismo aconteceu em 8 de maio de 1945, há oito décadas. Com organização da 3ª Região Militar, o evento serviu para homenagear ex-integrantes da FEB, composta por mais de 25 mil militares do Exército Brasileiro, e da Força Aérea Brasileira (FAB). Esses combatentes eram chamados "pracinhas". A solenidade reuniu militares das Forças Armadas e foi presidida pelo general de Divisão Jayro Rocha Júnior, comandante 6ª Divisão de Exército.
— Esse monumento onde ocorre a solenidade eterniza, em pedra, a participação da FEB. Jovens, como o nosso capitão Elmo, comemoraram há 80 anos o fim de uma guerra sangrenta que dizimou países e sociedades. Soldados que embarcaram para a Europa, cumprindo sua obrigação. Nos perfilar aqui é um dever das novas gerações, sobretudo pelos 547 brasileiros que tombaram em solo europeu — comentou o general.

O capitão Elmo se emocionou ao lembrar, sobretudo, dos que ficaram lá - referindo-se aos mortos.
— Monte Castelo, por exemplo, só foi conquistada pelos brasileiros na quinta tentativa. Era pura pedra, que ia se estreitando até chegar às posições alemãs. Depois, Montese, onde morreu a quase totalidade dos brasileiros que ficaram na Itália. Sempre que tem essas homenagens o coração do velho aqui se emociona — discursou o veterano, com voz embargada.
Na cerimônia, autoridades civis e militares receberam as seguintes medalhas:
- Medalha Marechal Mascarenhas de Moraes: destina-se a homenagear personalidades civis e militares que tenham prestado significativos serviços à Associação da Força Expedicionária Brasileira ou a classe por ela assistida;
- Medalha General Yeddo Jacob Blauth e Medalha de Mérito Major Elza Cansanção Medeiros: concedida em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à memória dos feitos dos ex-combatentes brasileiros na Segunda Guerra Mundial;
- Medalha Heróis da Tomada de Monte Castelo: condecoração do Exército Brasileiro criada para homenagear e reconhecer a bravura e o heroísmo dos soldados que participaram da Conquista de Monte Castelo, na Segunda Guerra Mundial, e de pessoas que contribuem para a memória da Força Expedicionária Brasileira (FEB).