
A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
O curso de tecnologia em Viticultura e Enologia da Universidade de Caxias do Sul (UCS) vai ganhar um reforço na sua infraestrutura a partir de 2026. É quando está prevista, entre fevereiro e março, a inauguração de uma microvinícola em Flores da Cunha, na Serra, em parceria com a prefeitura do município. A estrutura será implementada em 140 metros quadrados no Parque da Vindima Eloy Kunz.
De acordo com o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, o espaço terá uma "dupla função":
— Para os nossos estudantes, proporcionará uma experiência para além da sala de aula. Para Flores da Cunha, servirá como um ponto turístico para a região.
Com capacidade de produção de 5 mil litros de vinho por ano, a estrutura funcionará como mais um espaço de aprendizado do curso da UCS. A ideia, adiantou Rech, é continuar as parcerias com outras vinícolas, mas ter um espaço próprio de ensino de vinificação. Atualmente, cerca de 20 alunos são matriculados por ano no tecnólogo.
Mas, além de estudantes, o objetivo é que o lugar também receba turistas interessados em aprender o processo de vinificação e a degustar diferentes vinhos.
O investimento será de R$ 100 mil, divididos entre UCS e prefeitura. Conforme o reitor da instituição, 90% dos equipamentos já foram adquiridos. Os recursos serão destinados à estruturação que falta no espaço.