
A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
A coluna entrou no clima do Dia dos Namorados e, para brindar a data, convidou ninguém menos do que o melhor sommelier do Estado para sugerir um rótulo de vinho. Eleito o profissional da área do ano no Estado, com apenas 24 anos, Lucas Uliana exerce a profissão em uma loja de vinhos na Serra Gaúcha e será um dos entrevistados do Campo e Lavoura deste domingo (15), na Rádio Gaúcha. E, à coluna, indicou para a próxima quinta-feira (12) à noite espumantes para acompanhar a celebração:
— É quase como um coringa. Geralmente, não tem teor alcoólico tão alto, são leves, refrescantes. Combinam muito bem com essa data.
Para não errar na escolha do rótulo, Uliana sugere espumantes da região de Pinto Bandeira e do Vale dos Vinhedos, ambos com Denominação de Origem, um tipo de selo de indicação geográfica que identifica produtos ou serviços cujas características são determinadas pelo meio geográfico.
— São produtos de excelente qualidade, com um trabalho único desde antes da colheita da uva até depois do engarrafamento do vinho — salienta o sommelier.
O melhor sommelier
- A escolha do melhor sommelier do Estado neste ano foi realizada pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS), seção Rio Grande do Sul
- Os candidatos passaram por cinco etapas até a escolha do primeiro lugar
- Para começar, uma prova de conhecimentos teóricos, que reduziu o número de profissionais aos três que disputaram a final, realizada no SPA do Vinho, em Bento Gonçalves (RS)
- Então o trio competiu mostrando suas habilidades na parte prática do serviço
- A análise sensorial de três rótulos, às cegas, deu início à prova
- Na sequência, os profissionais enfrentaram a análise de líquidos – também às cegas, mas em taças pretas
- Na sequência, o serviço em si, com bandeja ou não
- E, por fim, a análise de uma carta de vinhos propositalmente finalizada com diversos erros
- Lucas já havia participado da competição no ano passado, quando ficou na segunda colocação