
A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.
Jovens, mulheres e com maior escolaridade e renda. Esse é o principal perfil de quem consome vinho nacional atualmente. Foi o que identificou uma pesquisa nacional conduzida pelo Instituto MDA Pesquisa, por meio de um convênio entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) e o Sebrae Nacional. A ideia da iniciativa foi justamente essa: entender o público por trás de cada taça no Brasil.
— E embasar tecnicamente as nossas próximas campanhas de incentivo do consumo do vinho, tornando-o conhecido e o consumo descomplicado — acrescenta o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Segundo os dados, 70% dos entrevistados afirmaram ter consumido vinho brasileiro nos últimos seis meses e 66% realizaram alguma compra no período, com destaque para consumidores mais jovens (18 a 24 anos), especialmente mulheres, com maior escolaridade e renda, e residentes nas regiões Sul e Sudeste.
Ao todo, a pesquisa ouviu 1.709 pessoas que consomem bebidas alcoólicas, entre os dias 28 de janeiro e 6 de fevereiro de 2025. E relevou ainda a frequência de consumo e de compra do vinho, a faixa de preço mais escolhida, os momentos de consumo de vinho, o tipo mais apreciado, os critérios de escolha do consumidor na hora da compra e onde se compra. Confira abaixo.
O resultado da pesquisa
Perfil do consumidor de vinho
- O vinho é a segunda bebida alcoólica preferida dos brasileiros (33%), atrás apenas da cerveja
- A preferência por vinho é mais expressiva entre mulheres, pessoas com até 44 anos, escolaridade elevada e renda superior a cinco salários mínimos
Frequência e comportamento de compra
- 68,5% dos entrevistados compraram vinho nos últimos três meses
- 52% desses consumidores consomem vinho diariamente ou semanalmente
- 57% compram vinho uma ou mais vezes por mês
- A quantidade média por compra é de até duas garrafas para 61% dos consumidores
- 45,4% dos consumidores optam por rótulos na faixa de R$ 30 a R$ 70
Preferências de consumo
- Vinho tinto é o favorito (80%), seguido por branco (9%) e rosé (7%)
- Entre os tintos, o suave (63%) é mais consumido por mulheres jovens; o seco (49%), por homens com maior renda e escolaridade
- Principais momentos de consumo: relaxamento (45%), refeições em casa (41%), datas comemorativas (38%) e reuniões sociais (30%)
Canais de compra e critérios de escolha
- Principais canais: supermercados (89%), empórios (40%) e lojas online (27%)
- Fatores decisivos na compra: preço (29%), facilidade de acesso (28%), variedade de opções (27%), além de recomendações de amigos/familiares (40%) e origem do produto (26%)
- Preço e tipo de uva são os atributos mais valorizados
O vinho brasileiro
- 70% dos entrevistados consumiram vinho nacional nos últimos seis meses
- 66% compraram vinho brasileiro no mesmo período
- O consumo do produto nacional é mais expressivo entre jovens, mulheres, pessoas com maior escolaridade e renda, especialmente nas regiões Sul e Sudeste
- Maior barreira ao aumento do consumo do vinho nacional: preço elevado (38%)
Fonte: Instituto MDA Pesquisa