A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Foi promulgada pelo governador Eduardo Leite a lei, de número 16.308, que cria um programa estadual com foco na construção da resiliência climática em propriedades familiares no Estado.
Com o nome Recuperação Socioprodutiva, Ambiental e de Incremento da Resiliência Climática da Agricultura Familiar Gaúcha, Programa Operação Terra Forte, a iniciativa prevê quatro eixos estruturantes: transferência direta de recursos aos produtores, assistência técnica e extensão rural e social, qualificação de patrulhas agrícolas mecanizadas e governança e parcerias institucionais.
A próxima etapa do programa será a regulamentação via decreto por parte do governador, assim como a publicação do manual operativo do programa. O decreto regulamentará a execução do programa e o manual preverá regras para a sua operacionalização. Ambas publicações deverão ocorrer no mês de junho.
Depois, será iniciada a distribuição dos recursos, que é o repasse direto de R$ 30 mil a 15 mil agricultores familiares, por meio do Cartão Cidadão. Ao todo, será disponibilizado um total de R$ 903 milhões do Fundo de Reconstrução do RS (Funrigs). Para acessá-lo, o produtor deverá se inscrever junto a Emater. A seleção dos contemplados será feita pelos conselhos municipais de Agricultura.