
O Brasil está, neste momento, com seis suspeitas de gripe aviária em análise laboratorial. É o que aponta o Painel da Influenza Aviária do Ministério da Agricultura, que atualiza os dados em tempo real (e pode ser acessado aqui). Dessas, uma é no Rio Grande do Sul e as demais, em Tocantins, Mato Grosso, Ceará, Sergipe e Santa Catarina, quase todas em aves de subsistência.
Na apuração aberta do RS, a expectativa é de que o resultado possa sair ainda nesta segunda-feira (19). Em razão do foco confirmado na última sexta-feira, muitos acionamentos têm chegado ao sistema sanitário. O trabalho de monitoramento é contínuo e vinha sendo desenvolvido desde os primeiros casos registrados no país, em 2024.
— O sistema está hiper sensível, há muitas notificações de animais com sintomatologia compatível — explica Rosane Collares, diretora do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria Estadual de Agricultura.
Como as doenças aves têm sinais muito parecidos, acrescenta a diretora, só mesmo o exame laboratorial para fazer a confirmação ou o descarte da suspeita.
