A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

O foco de gripe aviária em granja comercial fez o Ministério da Agricultura antecipar a convocação de 440 aprovados em concurso público. O chamamento estava programado para meados de junho. Desse total, 200 são para a função de auditor fiscal federal agropecuário.
O reforço na esfera federal é bem-vindo, mas a "migração" de fiscais do quadro estadual — que estão entre os aprovados na seleção — preocupa a categoria em relação ao quadro que fica para o Rio Grande do Sul.
Vice-presidente da Associação dos Fiscais Agropecuários do RS (Afagro), Giuliano Suzin aponta entre, os profissionais convocados, há 23 fiscais estaduais agropecuários da Secretaria da Agricultura.
— É um misto de alegria, pelos colegas estarem indo para o Ministério da Agricultura, onde há uma carreira mais estruturada e atrativa, e tristeza, pela repetição da perda de mais um grupo relevante de profissionais (da pasta) — reforçou Suzin, salientando que a fiscalização no Estado está "sobrecarregada".
Atualmente, o Rio Grande do Sul soma 394 fiscais estaduais agropecuários, mas a Afagro entende que seriam necessários mais 156 profissionais, entre veterinários, agrônomos e engenheiros florestais, para compor o quadro. O último concurso foi realizado em 2022, mas já foram convocados, inclusive, os cadastros reserva.
— Não há nem uma sobrinha — resume Suzin.
Em nota, a Secretaria da Agricultura informou que "acompanha as vacâncias e tem feito um levantamento junto aos Departamentos para a construção de uma alternativa e um possível pedido de abertura de novas vagas que possam atender a Defesa Agropecuária do Rio Grande do Sul".
Na convocação do Ministério da Agricultura, além dos auditores, foram chamados 240 para agentes de atividades agropecuárias e de inspeção sanitária e industrial de Produtos de Origem Animal, e técnicos de laboratório. Em audiência da Frente Parlamentar Agropecuária, o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, adiantou ainda que serão convocados 25% a mais de candidatos aprovados do que a quantidade inicial de 200 auditores fiscais federais agropecuários.