A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Tradicional vitrine em Esteio para a produção gaúcha do campo, o pavilhão da agricultura familiar da Expointer está com inscrições abertas para a próxima edição da feira — até 6 de junho. E a expectativa é de "encher a casa" e, pelo menos, alcançar o número recorde de empreendimentos do ano passado, quando todos os inscritos — 413 expositores de 181 municípios — participaram. Atualmente, o espaço tem capacidade para receber cerca de 440 empreendimentos após reformas realizadas depois da enchente.
Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústria da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado (Fetag-RS), entidade organizadora do espaço com a secretaria, reforçou à coluna:
— Vamos fazer um esforço para atender a todos os inscritos que, todo ano, crescem.
A procura aumenta, na avaliação do dirigente, em função da vitrine que se transformou a feira para a produção da agricultura familiar gaúcha. No ano passado, o espaço registrou recorde de vendas, atingindo R$ 10,88 milhões. O valor representa um aumento de 25,44% em relação a 2023.
Neste ano, a Expointer está marcada entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro, no parque de Assis Brasil, em Esteio.
Sobre a inscrição
- As agroindústrias devem se inscrever por meio das entidades representativas da agricultura familiar
- No processo de inscrição, o empreendedor deverá apresentar também o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um licenciamento sanitário válido e atualizado
- Para participar, as agroindústrias devem estar incluídas no Programa Estadual da Agroindústria Familiar (Peaf), com regularização ambiental, sanitária e tributária, e apresentar o extrato do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) e um licenciamento sanitário válido e atualizado.