A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Não foi apenas uma geleia gaúcha que ficou com o primeiro lugar do Prêmio Brasil Artesanal. Foi uma geleia gaúcha feita com a fruta que tem o "gostinho" do Rio Grande do Sul: a bergamota. A receita, elaborada pelas mãos — e a criatividade — da produtora Janete Ranhe, que está à frente da Casa Piovene, uma pequena agroindústria de Gramado, na Serra, levou o ouro no concurso nacional organizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), na categoria simples (feita com apenas uma fruta). A escolha, confidenciou ela à coluna, foi proposital:
— Escolhi enviar para a competição a nossa geleia de bergamota porque tem toda uma identificação com o Estado. É uma fruta daqui, que o gaúcho gosta. Que só nós chamamos assim.
Mas, além da geleia de bergamota — que agora começa a ser estampada com o selo ouro —, a agroindústria possui uma variedades de outros sabores, todos feitos a partir de frutas colhidas dentro da propriedade ou por vizinhos. E que vão de uva, morango e amora até combinações mais exóticas, como laranja com pimenta, manga com maracujá e figo com cacau. A produção anual chega a 500 quilos e é distribuída em empórios, restaurante e na Casa do Colono, de Gramado.
Agora, ganha uma chancela da qualidade da produção, que contou com avaliação técnica e, depois, por júri popular, em Brasília.
— A gente sempre está melhorando a receita, melhorando os ingredientes e quando recebe uma premiação dessas, entendi que, bom, essa está muito boa — diz Janete, que também conta com a ajuda do marido, Giovanni Galgaro, no trabalho.

Criada há três anos, a agroindústria surgiu em um sítio que foi a primeira morada de imigrantes italianos — entre eles, o bisavô do Giovanni. Aliás, por isso o nome: Piovene é a cidade natal no país europeu.
E a decisão de se criar um negócio a partir das frutas colhidas no sítio, de uma vontade do casal de frequentar mais o local que guarda a história da família. Janete largou o emprego de funcionária pública na prefeitura, inclusive, para viver esse sonho.