A jornalista Carolina Pastl colabora com a colunista Gisele Loeblein, titular deste espaço.

Depois de um ano marcado por um crescimento menor, em razão do preço em baixa de algumas commodities, o mercado brasileiro de bioinsumos enxerga em 2025 a oportunidade de retomada de plena expansão nos negócios. E, no 37º Show Rural Coopavel, em Cascavel, no Paraná, a procura por produtos do segmento tem reforçado essa expectativa.
— Neste início de ano, o produtor está mais animado. A gente vê, inclusive, pela movimentação do nosso estande — relata Cezar Farias, gerente de marketing da Biotrop, empresa de produtos biológicos que expõe na feira até esta sexta-feira (14).
Ainda segundo Farias, o próprio número de empresas deste ramo participando na feira aumentou neste ano.
A projeção de safra recorde no país e a regulamentação do mercado de bioinsumos embalam a perspectiva de crescimento deste ano. No Fórum Bioinsumos Brasil, realizado pela CropLife Brasil no final do ano passado, a área potencial tratada com bioinsumos estimada para safra 2024/2025 deve chegar a 155,4 milhões de hectares. A projeção representa um aumento de 13% em relação à safra 2023/2024 e 22% em relação à safra 2022/2023, nos principais cultivos brasileiros.
*A coluna viajou a convite do Pool de Imprensa Show Rural Coopavel