![BASF / Divulgação BASF / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35582432.jpg?w=700)
Atenta às demandas do mercado e ao potencial de crescimento dos produtos biológicos para a proteção de lavouras, a multinacional alemã Basf coloca no circuito comercial brasileiro seu primeiro bionematicida, voltado ao combate de nematoides, que causam danos a diferentes culturas. E amplia para 20 o portfólio de biodefensivos na América Latina.
- O uso de biológicos não é tendência, é realidade. O agricultor vem utilizando muito e as empresas, investindo. Vêm para complementar os químicos - avalia Felipe Gutheil Ferreira, coordenador de Marketing de Tratamento de Sementes de Soluções para Agricultura da Basf.
Resultado de 10 anos de desenvolvimento e pesquisa, o Votivo Prime, como foi batizado, faz uso de um bacilo (Bacillus firmus) usado no tratamento industrial da semente (foto). Com duas formas de atuação, faz o controle da população de nematoides no solo.
- O manejo tem de ser feito de forma integrada, com sementes tratadas, rotação de culturas e higienização dos equipamentos de plantio - reforça o coordenador.
O valor do investimento no novo produto não é divulgado, mas a Basf aponta que realiza investimentos anuais de 900 milhões de euros em pesquisas e desenvolvimento. Projeção da CropLife Brasil aponta que o mercado de biológicos dobrará de tamanho até 2030 no Brasil, quando deve somar R$ 3,7 bilhões.