O que era uma projeção acabou se transformando em dura realidade. A União Europeia aprovou, por unanimidade, o descredenciamento de 20 frigoríficos de frango do Brasil. A decisão deverá ser publicada dentro de 15 dias, quando passa a ter validade. Em nota, a Comissão Europeia atribuiu a medida à "deficiências detectadas no sistema de controle oficial brasileiro". Oficialmente, ainda não foi informado quais são as unidades que não poderão mais exportar ao bloco. A preocupação é com a produção e eventuais demissões no setor.
Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), extraoficialmente, sabe-se que seriam 12 plantas da BRF e mais outras oito de empresas médias e cooperativas. No total, nove marcas seriam impactadas pela ação. E embora o argumento utilizado pela UE seja sanitário, o governo brasileiro vê a medida como uma barreira comercial.
– Isso pode impactar de maneira pesada o mercado. Essas empresas todas superam 30% da cota da União Europeia – alerta Ricardo Santin, vice-presidente de mercado da ABPA.
O maior temor é de um desequílibrio de oferta do produto: excesso dentro do Brasil, achatando os preços, e escassez na Europa, com valores em elevação.
O certo é que em pouco mais de um mês, desde a Operação Trapaça, o autoembargo do Ministério da Agricultura _ que já foi derrubado _ provocou estragos no setor. A BRF anunciou férias coletivas em duas unidades e a Aurora em uma. O que a ABPA avalia é que se o embargo permanecer, essas férias poderão se converter em demissões: cerca de 15 mil no chão de fábrica e 30 mil na cadeia produtiva.
– Certamente teremos problemas se esse volume não for redirecionado para outros mercados. A União Europeia para nós é uma vitrine – afirma José Eduardo dos Santos, diretor-executivo da Associaççao Gaúcha de Aviculura (Asgav).
Em 2017, o bloco foi destino de 7,6% do volume total de carne de frrango exportada pelo Brasil e representou 11% da receita total, de US$ 7,2 bilhões.
– Pelo impacto econômico e social da medida, a presdiência da República tem de entrar em campo para mediar esse assunto – entende Santin.