
Dono das marcas de laboratórios Widal Pacheco, Endocrimeta e Conte, o Grupo WP, de Passo Fundo, comprou a Laboratórios Santa Helena, de Porto Alegre. A adquirida é uma empresa gaúcha fundada em 1952, com oito unidades de atendimento e área técnica de análises clínicas e patologia. As operações ficam na Capital e em Viamão, Cachoeirinha, Gravataí e Santo Antônio da Patrulha.
O valor da negociação não foi informado. Nos próximos meses, a marca Santa Helena será incorporada pelo Endocrimeta, que atua na região.
Com a compra, o WP passa a ter cerca de 100 unidades de atendimento e 400 funcionários. A ideia é bater R$ 75 milhões de faturamento em 2027 e R$ 100 milhões anuais até 2029.
Entre as iniciativas do grupo no Rio Grande do Sul, está a parceria com a São João, maior rede gaúcha de farmácias. A operação, em Passo Fundo, tem serviços com a marca Widal Pacheco e, em Porto Alegre, Endocrimeta. Ainda em setembro, mais uma unidade do "Ecossistema de Saúde" será aberta na Capital.
Relembre
Em junho de 2025, a empresa gaúcha de educação a Atitus Ventures e o Grupo Brair, controlador da São João, compraram, respectivamente, 18% e 10% do Grupo WP. Todos são de Passo Fundo, no norte gaúcho. O plano era abrir 40 pontos de coleta de exames em quatro anos.
A estratégia contempla usar a capilaridade da São João, que tem 1,2 mil farmácias. O diretor André Menegazzo explica que farmácias poderão ser abertas nos laboratórios, assim como laboratórios onde há farmácias. Ambos aproveitarão o fluxo de clientes um do outro.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: arroz some do prato, agro na era digital, contraponto das ferrovias e biocombustíveis
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e João Pedro Cecchini (joao.cecchini@zerohora.com.br)


