O PIB do Rio Grande do Sul crescerá 1,12% em 2026 e 0,54% em 2027, projeta o Santander em análise enviada com exclusividade à coluna. O banco é um dos maiores em atuação no país. A título de comparação, a previsão é de 1,8% para o Brasil em 2026 e de 1% em 2027. No Sul, a aposta é em 1,4% em 2026 e 1% em 2027.
— Parte do crescimento no Sul decorre da retomada após enchentes do Rio Grande do Sul em 2024. O Estado teve uma recuperação relativamente rápida. Mas El Niño é um risco a ser monitorado — avaliou Henrique Danyi, economista do Santander, em entrevista ao programa Acerto de Contas, da Rádio Gaúcha (assista a íntegra acima).
É esperada uma desaceleração para o Sul como um todo (veja tabela abaixo), mas Santa Catarina deve ter o melhor desempenho. A indústria tem ficado estagnada, com oscilações no Rio Grande do Sul. O agro se recuperou em 2025, mas depende do clima. Serviços têm desempenho moderado, com resultado mais positivo em Santa Catarina.
No Rio Grande do Sul, o setor de serviços representa 53% do PIB, indústria tem 22%, e agropecuária pesa 10,6%. A divisão, do IBGE, ainda é de 2023.
Confira a entrevista em áudio:
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: abrir negócio no Paraguai, Unimed 24h e eólica de R$ 3,9 bi busca licença no RS
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e João Pedro Cecchini (joao.cecchini@zerohora.com.br)

