
O endividamento dos gaúchos ficou estável em janeiro (84,9%), mas aumentou a inadimplência, quando já há dívidas vencidas. O percentual de famílias com contas em atraso subiu de 25,4% para 26,3%. Aumentou tanto entre consumidores com renda maior quanto menor, mas observe que a inadimplência das classes sociais mais baixas é quatro vezes maior do que nas mais altas.
Inadimplência por faixa de renda
- Até 10 salários mínimos: 32,2%
- Acima de 10 salários mínimos: 6,6%
O tempo médio de comprometimento com dívidas está em sete meses. A pesquisa é da Fecomércio-RS. Considera dívidas de tomada de crédito — como cartão de crédito, financiamentos e empréstimos —, não incluindo contas de consumo, como água, energia elétrica ou telefonia.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: como fugir de armadilhas como a do Banco Master
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)



