
Iniciada nos Estados Unidos e inserida no Brasil pelo comércio online, a Black Friday caiu no gosto de 75% dos consumidores ouvidos na pesquisa do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA). A liquidação está marcada para 28 de novembro agora em 2025. Porém, só metade pretende adquirir algo neste ano, o que a entidade atribui ao aperto financeiro das famílias, dada a inadimplência alta.
Um ponto importante: praticamente metade dos consumidores usa sites que comparam preços. Outro dado relevante: quase metade está deixando de comprar em outras épocas do ano para aproveitar a Black Friday, bem acima do ano passado.
A média prevista de gasto é de R$ 1,9 mil, bem superior aos R$ 1,3 mil de 2024. Com isso, o Sindilojas projeta vendas de R$ 1 bilhão.
A lista de desejos:
- Eletrodomésticos
- Eletrônicos e eletroportáteis
- Roupas
- Móveis e estofados
- Calçados
- Cosméticos, perfumes e produtos de higiene
- Utensílios domésticos
- Brinquedos
- Livros
- Acessórios de informática
Locais de compra:
- Loja de rua
- E-commerce
- Loja de shopping
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Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)





