
"Consumidor Verde" é um quadro semanal da coluna com informações para uma transição a um consumo mais sustentável. Sempre aos finais de semana, na coluna Acerto das (tuas) Contas, em Zero Hora e GZH.
Principal entidade da área, o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) está preocupado com o aumento acelerado do consumo de produtos ultraprocessados vendidos como alimentos fonte de proteína, como “paçocas proteicas”, “sopas proteicas” e “tapiocas proteicas”, com a alegação de que são necessários para que atividades físicas tenham bom resultado. Pesquisa do Idec mostrou que boa parte se enquadra na categoria de ultraprocessado, o que confunde a interpretação do consumidor sobre o quão saudável é o alimento.
— A fortificação de ultraprocessados com ingredientes que contêm proteínas, como whey protein e soro de leite, não pode ser comparada ao consumo de fontes naturais de proteína, como leguminosas, ovos ou carnes, que apresentam interações complexas entre nutrientes, fibras e compostos bioativos — alerta Mariana Ribeiro, nutricionista do programa de Alimentação Saudável e Sustentável do Idec.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: quais são os profissionais mais desejados pelas indústrias
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)




