
Ainda não há prazo para iniciar a duplicação do Shopping Pelotas, no sul do Estado. A ideia era ter tramitado o projeto ainda em 2024. Porém, não se desistiu ainda. Um dos empreendedores, o sócio e diretor do fundo de investimentos Phorbis, Mathias Kisslinger, diz que as perspectivas econômicas mudaram desde que a intenção foi anunciada, em 2023, o que exigiu a reavaliação.
— Tivemos que voltar à prancheta. O custo ficou alto, muita vaga de estacionamento, muita loja grande. Estamos reestudando — diz.
Foi contratada a empresa GEU | Grupo de Estudos Urbanos para fazer nova pesquisa de mercado. Inaugurado em 2013, o Shopping Pelotas é o único da cidade. Tem 38 mil metros quadrados e cerca de 150 operações.
Mas voltando à obra, em 2025, ela não deve andar, pois o varejo como um todo está sentindo queda de faturamento. Os motivos que o setor tem apontado o juro alto e a inadimplência elevada do consumidor.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: polêmica da energia renovável, leilão de ferrovias e o potencial do triticale
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)




