Comprada em 2017 pelo grupo francês Saint-Gobain, a rede de lojas de materiais de construção Tumelero fechará 11 lojas no Rio Grande do Sul. A partir do dia 30 de agosto, serão encerradas unidades em Pelotas, Rio Grande, Bagé, Viamão, Santo Ângelo, Passo Fundo, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Cachoerinha e Porto Alegre (Centro Histórico e Cristal).
Procurada, a empresa não quis dar entrevista. Por meio de nota, confirmou os fechamentos e disse que "segue operando no Estado com outras unidades e comprometida em fortalecer sua presença nestes mercados". A coluna foi até as lojas que serão fechadas em Porto Alegre buscar mais informações.
Centro Histórico
No tradicional ponto da Rua da Conceição, 283, funcionários não sabem se serão demitidos. A expectativa é de que alguns sejam transferidos para outras lojas.
A unidade, que atualmente emprega ao menos 13 pessoas, foi atingida pela enchente de maio do ano passado.
— Depois da enchente, muita coisa mudou — disse uma funcionária, se referindo ao baixo movimento de clientes.
Cristal
A equipe que atua na unidade Cristal foi comunicada na última terça-feira (22) sobre o fechamento da operação. São ao menos 25 funcionários. A informação que receberam é de que há apenas três vagas para transferência para a Tumelero do bairro Medianeira.
Há uma faixa anunciando descontos de até 70% na vitrine da loja, mas a coluna encontrou poucos itens com redução significativa. Trabalhadores disseram que os descontos aumentarão ao longo do mês de agosto.
*Produção: Diogo Duarte
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: quem paga a taxa de Trump, prédio preserva igreja, leilão de hotel em Gramado e mais
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
