
O mercado financeiro do Brasil reagiu ao tarifaço dos Estados Unidos, mas não tanto. O dólar subiu, mas não disparou. A bolsa caiu, mas não despencou. Pela agressividade da fala do presidente Donald Trump e pela magnitude dos 50% de taxa, poderia se esperar um baque maior nos indicadores.
Há uma expressão que os investidores têm usado que ajuda a entender: TACO, que é a abreviação de "Trump Always Chicken Out", o que podemos traduzir para "Trump sempre amarela". No TACO Trade, o mercado até reage mal aos anúncios de tarifas, mas não tanto. A qualquer sinal de recuo, que sempre tem ocorrido, tudo se ajusta. Os espertos surfam nestes altos e baixos, comprando quando os assustados fogem e vendendo quando eles retornam. A questão é que está ficando tão previsível que as reações cada vez menores dos indicadores deixam menos espaço para essas jogadas de investidores de sangue frio.
Entrevista com Wagner Salaverry, sócio-diretor da Quantitas Asset:
Por que a B3 (bolsa de valores de São Paulo) não caiu tanto?
Difícil entender esses comportamentos de curto prazo, mas o nível do Ibovespa permanece alto.
Se o mercado critica tanto a economia, por que a bolsa tem batido recordes?
Não é um fenômeno brasileiro, é mundial e está ocorrendo em vários países emergentes e até na Europa. Está relacionado à saída de capital dos Estados Unidos para o resto do mundo por causa das tantas mudanças de Trump que não se esperava. Neste ano, quase R$ 30 bilhões de estrangeiros entraram na bolsa brasileira. Além do aumento do preço das ações em reais, a queda do valor do dólar ajudou muito. O real ganha preço e o investidor ganha duas vezes.
E o investidor brasileiro que saiu da bolsa colocou o dinheiro onde?
As pessoas físicas estão muito na renda fixa porque a taxa de juro está alta. Quem tem condições de deixar por prazo longo conseguirá ganhar por muito tempo a inflação mais 7% de juro ao ano. Falta também educação financeira.
Por quê?
Só investem na bolsa quando percebem que começou a subir e não fazem o dever de casa de ter alocação fixa nas diversas classes de ativos. Quando a bolsa cai, vende na baixa. Quando sobe, acha que está bom e compra na metade da alta ou já no topo e perde dinheiro. Mesmo investidores de alta renda entram e saem na hora errada.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: por que os imóveis estão mais caros, polêmica no turismo de Gramado e outros destaques da economia
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)

