
O Rio Grande do Sul é o segundo Estado que mais perde com o tarifaço do presidente norte-americano, Donald Trump, anunciado em 50% para o Brasil a partir de 1º de agosto. O levantamento é da Confederação Nacional da Indústria (CNI), com prejuízo estimado em R$ 1,9 bilhão, semelhante ao do Paraná e atrás apenas de São Paulo (R$ 4,4 bilhões).
O cálculo da entidade considera o reflexo regional da perda estimada para a economia brasileira com a elevação das taxas no comércio exterior. A redução prevista para o PIB nacional é de 0,16%, ou seja, menos R$ 19,2 bilhões. Seriam R$ 52 bilhões a menos em exportações e R$ 33 bilhões em importações.
O mesmo levantamento aponta risco a 110 mil empregos: agropecuária (-40 mil), comércio (-31 mil) e indústria (-26 mil).
Leia também:
- O que o RS exporta aos EUA: Tarifaço de Trump: quanto e o que o RS exporta aos EUA
- O que o RS importa dos EUA: Inflação e busca por fornecedores de risco: o impacto de ter de retaliar com tarifas os EUA
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: por que a falência de empresas cresceu, queda na venda de veículos, GM e mais
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)





