
Gigante mundial do comércio eletrônico, a Amazon vem investindo para atrair pequenos e médios empreendedores do Brasil para venderem seus produtos pelo site. Aqui no Estado, já passou dos 3,9 mil negócios vendendo pela plataforma, conforme o dado de fechamento do último ano.
Em 2024, Santa Catarina teve o maior crescimento (27%) no número sobre 2023, seguido do Paraná (24%) e Rio Grande do Sul (21%). No país todo, a soma ultrapassa 100 mil vendedores — 99% são pequenos e médios negócios.
A Amazon cita uma análise da PwC que indica que para cada R$ 1 vendido por seu marketplace (plataforma que reúne os vendedores), R$ 1,80 é gerado em valor total na economia. O cálculo considera efeitos diretos, indiretos e induzidos na produção.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: os biocombustíveis deixarão a gasolina e o diesel mais caros?
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)