
Aproveitando a ótima safra de cítricos deste inverno — principalmente bergamotas —, o gerente-técnico da Emater/RS, Luis Bohn, tira algumas dívidas frequentes de quem tem pomar em casa:
Como evitar a mosca-da-fruta, principalmente quem não quer colocar veneno?
Para evitar aplicação de produto na fruta, recomendamos o uso de iscas, que atraem as moscas antes e reduz os adultos. Mas é preventivo, precisa fazer cedo para controle. Não adianta matar o inseto que já está dentro da fruta, quando ela já está amadurecendo.
Nota da coluna - Exemplo de isca: pendurar na árvore uma garrafa pet com quatro buracos da espessura de um lápis. Dentro, um caldo com suco de fruta, melaço e água para atrair o inseto.
É verdade que precisa enterrar a fruta para que não atraia mais moscas?
Não é que atrai. Isso dá a oportunidade para a larva se desenvolver e fazer um novo ciclo no seu pomar. A fruta que cai ainda tem seres que sairão dela. Retirá-las do pomar ou enterrá-las dificulta novos adultos. Obviamente, tem que cuidar da nutrição da planta, como o cálcio, durante todo o ciclo.
Ouça a entrevista completa ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha:
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: os biocombustíveis deixarão a gasolina e o diesel mais caros?
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)