Mais dois supermercados Nacional serão fechados pelo Carrefour, que comprou as lojas junto da aquisição do Grupo BIG em 2022. Desta vez, serão encerradas as atividades em pontos dos bairros Menino Deus e Teresópolis. As duas unidades têm 150 funcionários, informa o presidente do Sindicato dos Empregados do Comércio de Porto Alegre (Sindec), Nilton Neco.
A coluna foi até a unidade da Avenida José de Alencar, número 998, no Menino Deus. Os cartazes informam que o funcionamento seguirá apenas até o dia 29 de junho. A orientação é que os clientes procurem mercados do Carrefour do Cristal e da Cidade Baixa.
Os funcionários dizem que serão transferidos. Os últimos dias terão ofertas, anunciadas com descontos superiores a 70%. A liquidação deve começar ainda nesta semana. O setor de hortifrutigranjeiros não está sendo reabastecido mais.
Duas lojas menores, uma de roupas e outra de estética, também serão fechadas. Elas receberam o aviso do Carrefour na última terça-feira (3). Não há informação oficial sobre o destino do prédio ou do grande terreno, mas a especulação é de que seja construído um prédio residencial.
Entenda
O Nacional foi comprado pelo Carrefour em 2022. Após ter cogitado levar a marca para outras regiões, o grupo francês mudou o plano e passou a tentar vender ou fechar a maior parte dos supermercados da bandeira até a metade de 2025. Algumas das lojas, com boas vendas, serão transformadas em Carrefour Bairro. Talvez seja o caso da loja do shopping Praia de Belas.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: R$ 1 bi na Refap, tecnologia do RS em aviões militares e calcanhar de Aquiles da CMPC
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna