O Rio Grande do Sul teve 196 mil tentativas de fraude contra consumidores e empresas no primeiro trimestre de 2025, segundo o Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian. O número é 21,7% superior ao do mesmo período do ano passado. Os dados estaduais foram encaminhados à coluna. Isso dá uma tentativa a cada 36 segundos. O número de golpes contra gaúchos representa 5,7% do total nacional.
Leia também o que a coluna noticiou sobre o endividamento dos gaúchos ainda na semana passada: Inadimplência renova recorde no RS: mais de 40% dos gaúchos negativados têm dívida com bancos.
Aliás, a Serasa observa uma aceleração preocupante na ofensiva dos golpistas. Além de investimento em tecnologia por parte das empresas, reforça a importância de educar o consumidor a reconhecer os ataques.
Não há este recorte por Estado, mas, nacionalmente, bancos e cartões predominam. A detecção que impede que o golpe ocorra tem sido possível principalmente por inconsistências de informações cadastrais, seguidas de padrões fraudulentos quanto à autenticidade de documentos e checagem por biometria.
Cinco alertas (bem) básicos ao consumidor:
- Mantenha documento, celular e cartões seguros e com senhas fortes para acesso por aplicativos;
- Desconfie do que é oferecido com preço muito baixo. Cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para invadir o seu computador. E-mails, SMS e réplicas de sites coletam informações e dados de cartão de crédito, senhas e outras informações pessoais;
- Atenção a links e arquivos compartilhados em rede social ou grupos de mensagens, pois podem direcionar a páginas não seguras que contaminam seus dispositivos com comandos para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos e não forneça senhas ou códigos de acesso fora deles;
- Não transfira dinheiro para amigos ou familiares sem confirmar por ligação ou pessoalmente se o pedido é mesmo deles, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: uma ferramenta para reduzir o valor do seu empréstimo
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)




