
Uma empresa em Porto Alegre na qual 90% dos 300 funcionários são ex-Varig. Esta foi a curiosidade que mais chamou a atenção da coluna na visita à unidade gaúcha da DTX Group (com sede mundial em Dubai e que antes era Drayton Aerospace). No grande hangar, totalmente recuperado após a enchente, há agora três aviões em manutenção simultânea.
Ao lado, dois outros prédios estão no radar da companhia, que aguarda o estudo de viabilidade econômica com a Fraport.
Cliente não falta, disseram o gerente-geral, Alcides Conter, e o diretor-executivo, Rodrigo Cauduro, que convidaram e receberam a coluna. Ainda enfrenta-se, porém, demora na liberação de peças na alfândega e falta de mão de obra. Até por isso, está em análise instalar no local uma escola de formação de mecânicos de avião que teve sua estrutura inundada no bairro Humaitá.
O hangar alugado agora à DTX era usado pela Varig no aeroporto de Porto Alegre para manutenção de aeronaves por 70 anos. Também foi ocupado pela TAP até a companhia aérea portuguesa encerrar a operação no Rio Grande do Sul.
No Spotify:
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: R$ 1 bi na Refap, tecnologia do RS em aviões militares e calcanhar de Aquiles da CMPC
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna