
Um caixa 24 horas com a "roupa" do Banrisul chamou a atenção na Febraban Tech 2025, evento que a coluna acompanhou na última semana em São Paulo. O equipamento é uma parceria do banco estatal gaúcho com a empresa TecBan e opera com 150 instituições conectadas ao Banco24Horas. Diretora da TecBan, Karine Barros explica que o diferente é clientes de outros bancos poderem usar o caixa que fica dentro de agências do Banrisul. Em geral, as empresas do setor restringem o acesso.
— O Banrisul identificou a importância de otimizar a cadeia de autoatendimento. Foi pioneiro, é um movimento de "descompetição" — comentou.
A parceria prevê a instalação de mil novos terminais até o fim de 2025, dentro e fora do Rio Grande do Sul. Hoje, são 120. Os equipamentos aceitam saques, depósitos, pagamentos e outras operações. São "recicladores de dinheiro", uma tecnologia já usada há anos pelo setor.
Ainda se usa dinheiro?
Mas ainda vale investir em caixas eletrônicos se cada vez menos se usa dinheiro? A diretora Karine Barros argumenta que há públicos e segmentos que ainda usam a versão papel, como varejo, agronegócio e construção civil, especialmente em cidades do Interior.
— A digitalização é incrível, mas há pessoas que ainda não aderiram — conclui.
Assunto proibido
Por incrível que pareça, zero manifestação da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) durante o evento sobre o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras e de outros tributos pelo governo federal. A medida provisória foi publicada exatamente na semana da feira e atinge em cheio o setor bancário. Pelo que a coluna apurou, era "assunto proibido". O presidente da Febraban, Isaac Sidney, foi só na abertura.
* A coluna viajou a São Paulo a convite da Febraban
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: R$ 1 bi na Refap, tecnologia do RS em aviões militares e calcanhar de Aquiles da CMPC
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)