
O Banrisul vai suspender a negativação ou o protesto de todos os produtores com crédito rural. A decisão foi tomada em reunião extraordinária de diretoria nesta quinta-feira (19), informou à coluna o presidente do banco, Fernando Lemos.
O prazo de suspensão será de 90 dias a partir da próxima terça-feira (24). Isso porque leva 48 horas para retirar os registros do cadastro de inadimplência. Lemos disse que não é possível dimensionar o número de produtores ou o montante de dívidas.
— Todo dia vencem operações. Não tem como verificar, mas é um gesto para aguardar soluções necessárias. O agro é o maior ativo econômico que o Brasil possui, tem que ser olhado por essa ótica — afirmou o presidente do banco estatal gaúcho.
O comunicado foi feito há pouco ao governador Eduardo Leite. Suspender a negativação permite o acesso ao crédito, mas a dívida prossegue. Recentemente, o governo federal anunciou prorrogação do vencimento das dívidas rurais. Em paralelo, seguem as mobilizações pela securitização, um mecanismo que unifica os débitos e prolonga o pagamento. Saiba mais:
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: o dilema do dinheiro para financiar imóveis, extinção do supermercado Nacional, ranking de atacados e mais
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)