
Moradores de Porto Alegre reclamam com frequência que contas de água chegam do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) com valores exorbitantes. A coluna abordou o assunto na entrevista do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com o prefeito Sebastião Melo, citando o exemplo de um ouvinte que mandou mensagem no momento relatando que teve uma conta de R$ 7 mil, sendo que usualmente paga R$ 140. Enviou o relato para o e-mail indicado (dmae@dmae.prefpoa.com.br) há 10 dias e não recebeu retorno.
— Primeiro, peço desculpa a ele. Teve uma licitação de uma empresa multinacional (Fin) que ganhou para medir contas. Eu representei contra ela, para não ser mais contratada pelo poder público. Agora estamos finalizando para ser assinado acordo com Ministério Público para resolver definitivamente. Tem contas com excesso, muitas já foram resolvidas. Eu recomendo que essas contas com excesso não sejam pagas. O telefone 156 é o caminho para isso. Nós estamos, inclusive, trabalhando com o Procon, inclusive nos bairros populares, para resolver. E vou fazer um "Refis" (programa de refinanciamento de dívidas) do Dmae de coisas de antes da enchente. Há muitas contas pendentes e as pessoas vão precisar pagá-las.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: entenda os descontos que aparecem no contracheque do INSS
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna