A inadimplência entre consumidores do Rio Grande do Sul subiu, em abril, pelo terceiro mês consecutivo, atingindo 42,02% e renovando o recorde. O número de gaúchos com contas atrasadas passou dos 3,7 milhões, com quase 33 mil pessoas a mais do que em março.
O valor total devido se aproxima de R$ 24 bilhões, segundo a Serasa Experian. Por pessoa, a média da soma das dívidas fica em R$ 6.434.
Bancos e cartões, seguidos por financeiras, são os maiores credores. Preocupa porque costumam ter os juros mais altos.
Para quem os gaúchos mais devem:
- Bancos e cartões: 29,78%
- Financeiras: 18,08%
- Serviços: 14,70%
- Contas básicas da casa: 9,81%
- Varejo: 9,18%
- Internet e telefone: 7,22%
- Cooperativas: 5,19%
- Securitizadoras: 1,94%
Vai piorar
A média da inadimplência do Brasil subiu a 47,1% em abril. Nesta toada, em breve, metade da população adulta estará dívidas atrasadas, ainda mais com a farra dos juros que algumas instituições financeiras estão cobrando nos empréstimos consignados para trabalhadores CLT, lançados pelo governo federal sem limitação de taxa.
Forma de cálculo
Bastante completo, o indicador da Serasa Experian considera títulos protestados, dívidas vencidas com bancos e não bancárias (lojas em geral, cartões de crédito, financeiras, prestadoras de serviços como fornecimento de energia elétrica, água, telefonia, etc) e até cheque sem fundo. Ao não computar apenas a inadimplência do sistema financeiro, ela captura movimentos cíclicos, que, muitas vezes, se manifestam em bancos de 6 a 12 meses depois.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: o que falta às vítimas de golpes
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna