
A tendência é de que o preço da carne de frango caia sim no Brasil porque haverá maior quantidade no mercado interno com a suspensão das exportações após o caso de gripe aviária em Montenegro, no Rio Grande do Sul. Se os bloqueios atingirem os ovos, ocorrerá o mesmo. Porém, a expectativa é de que os embargos durem no máximo dois meses, pois o Brasil é um grande fornecedor e os compradores, com receio de desabastecimento, tendem a ser mais flexíveis.
Outros pontos, porém, precisam ser considerados. Embora as autoridades e empresas do setor alertem que não há risco de transmissão no consumo de ovos e carne (o cozimento elimina o vírus), pode ser que ele caia, o que também faz baixar preço. Por outro lado, se outros casos aparecerem, será necessário o abate de mais aves, o que aumenta preços, como ocorreu nos Estados Unidos, que tiveram uma onda de gripe aviária forte, o que provocou a "crise do ovo", elevando preços inclusive aqui no Brasil. Por fim, se o consumo migrar para outras proteínas, como carne de gado e suína, estas terão aumento de preço.
Embora caia o preço, não é de se comemorar. A produção avícola tem participação importante na economia gaúcha e, uma ruptura assim sem tempo de ajustar produção, coloca negócios e empregos em risco.
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: entenda os descontos do INSS
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna