Localizado no Bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, o Clube Caixeiros Viajantes reformará a fachada e construirá duas novas quadras para pickleball (saiba mais no final da coluna). A obra, prevista para agosto, será bancada por captação dos R$ 500 mil com associados. Fundado em 1885, o Caixeiros tem mil sócios e emprega 70 funcionários.
Na revitalização, o plano é desativar a entrada pela Rua Padre Schoeler e transformá-la em um espaço para quadras esportivas. O acesso pela Rua Dona Laura será remodelado e terá entrada para carros e estacionamento.
— Vai ser um "layout" completamente novo — diz o presidente Moacir Dornelles, que quer atrair novos sócios.
Após ter acumulado R$ 11 milhões em dívidas, o clube passa por uma reestruturação financeira que marca seus 140 anos.
— O problema não era falta de fundos, era má gestão mesmo — enfatiza Dornelles, que assumiu a presidência em dezembro de 2024.
Agora, a expectativa é de que, com as finanças em dia, o Caixeiros se torne elegível para captar recursos do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), associação que apoia clubes formadores de atletas. Natação é seu carro-chefe, mas outros esportes - como badminton, judô e levantamento de peso - também são praticados.
Nova aposta
O pickleball é a nova aposta do Caixeiros. É um esporte que virou febre nos Estados Unidos, onde se originou em 1965 e é praticado por celebridades. Agora, começa a cativar brasileiros. O jogo combina tênis, tênis de mesa e badminton. Tem quadra menor, raquetes mais leves (que lembram um remo) e bola especial, o que deixa mais fácil a prática.
*Com Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: 10º centro logístico da Fruki, licença a fábrica indiana, shopping de Canoas e tobogã de 35 metros
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna