
Além dos contratos de 700 trabalhadores que já estão suspensos por dois meses, a General Motors (GM) de Gravataí vai parar a produção, liberando os demais trabalhadores, durante quatro dias em maio e sete em junho, sem considerar a emenda de feriado que será feita. O motivo informado a funcionários é de que são necessários ajustes de produção, conforme documento ao qual a coluna teve acesso. A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Gravataí, Valcir Ascari.
Em março, a GM já fez uma parada de 30 dias. Apesar do forte corte — cerca de 10% da produção anual —, a General Motors (GM) garantiu que manterá o investimento de R$ 1,2 bilhão no complexo. Ao prefeito Luiz Zaffalon, a montadora disse que planeja lançar em agosto o novo Onix, que chegará ao mercado em 2026.
Em 2024, foram fabricados 168 mil carros do modelo em Gravataí e vendidos apenas 97,5 mil no mercado brasileiro. O Onix liderou por anos as vendas de automóveis, mas vem perdendo posições. Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), ficou em sétimo agora em abril (vendeu metade do Polo, da Volkswagen) e está em quarto lugar no acumulado do ano.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: 10º centro logístico da Fruki, licença a fábrica indiana, shopping de Canoas e tobogã de 35 metros
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna