
Sem voz, com uma garrafa de chá e outra de água, o presidente do Sindicato dos Lojistas de Porto Alegre (Sindilojas POA), Arcione Piva, circulava no último dia da Feira Brasileira do Varejo (FBV). A coluna perguntou se era gripe ou por falar demais, mas o executivo respondeu que era emoção e deixou algumas lágrimas correrem no rosto, dando vazão à adrenalina das últimas semanas.
A FBV fez sua 11ª edição. A coluna acompanha desde a primeira, com os ex-presidentes Ronaldo Sielichow e Paulo Kruse. O evento já enfrentou greve no transporte, pandemia e a enchente de 2024, quando acabou não ocorrendo. Voltou agora com uma parceria de peso com o Sebrae RS, à qual Piva atribui boa parte do que lhe emocionou:
- Muita gente veio, pessoas dizendo que estão conseguindo coisas concretas para o varejo delas... E as rodadas de negócios esgotadas! Nós vamos fazer dessa feira a maior do varejo da América Latina - reforçou o empresário, que esteve há poucos dias na sua cidade de origem Cacique Doble provocado por um amigo para, depois de muito tempo, reviver onde morava e estudava.
Mas agora vamos aos números - recordes - de fechamento enviados em primeira mão: a FBV 2025 recebeu mais de 10 mil pessoas e gerou mais de R$ 53 milhões em negócios (+140% sobre a edição anterior) entre os 132 expositores e as 586 rodadas com 60 compradores e 230 fornecedores. Nove em cada 10 visitantes pretendem voltar à feira em 2026, que será realizada de 20 a 22 de maio.
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: 10º centro logístico da Fruki, licença a fábrica indiana, shopping de Canoas e tobogã de 35 metros
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br) Leia aqui outras notícias da coluna