Imóvel tradicional onde funcionava uma agência do Santander em Porto Alegre está à venda em leilão com lance inicial de R$ 5 milhões. O prédio fica na Rua Sete de Setembro, 1.136, no Centro Histórico, entre o Mercado Público e a Praça da Alfândega. Já houve uma disputa, mas não teve interessados. Agora, em mais uma tentativa, o pregão é organizado pela Taba Leilões, com prazo de 3 de junho para receber as propostas.
A estrutura tem 2,7 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 673 metros quadrados e está desocupada. Localizada perto Guaíba, ela foi atingida pela enchente de 2024. Em frente ao imóvel, fica, na esquina com a Rua Uruguai, a agência do Santander conhecida como "Centenária", que segue funcionando.
A Taba não diz se já recebeu propostas. O Santander não quer falar da venda. Diretor da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi-RS), Juberlei Bacelo diz que esta agência foi fechada há cerca de cinco anos, ou seja, ainda no início da pandemia.
O Santander vem fechando diversas agências e pontos de atendimento pelo país. Vários imóveis estão à venda neste mesmo site de leilões. No Rio Grande do Sul, foram encerradas mais de 50 unidades do início de 2024 até agora, segundo a Fetrafi, a partir do levantamento do Dieese com dados do Banco Central. No Brasil, foram mais de 400 fechamentos.
- E esses números são subestimados, pois, ao fundir duas agências, o Santander não informa ao Banco Central que uma delas foi fechada, uma vez que a que permanece aberta absorve a carteira de clientes da que foi desativada. A equipe, porém, é reduzida - diz o diretor Bacelo.
Tribunal Superior do Trabalho (TST) e Santander assinarão nesta quinta-feira (22) Termo de Cooperação Judiciária para estimular soluções consensuais nos processos envolvendo o banco. Serão realizados mutirões e pautas específicas de audiências de conciliação nas ações, que têm aumentado bastante discutindo também formas de contratação dos funcionários.
*Com Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br) e Guilherme Gonçalves (guilherme.goncalves@zerohora.com.br)
Assista também ao programa Pílulas de Negócios, da coluna Acerto de Contas. Episódio desta semana: 10º centro logístico da Fruki, licença a fábrica indiana, shopping de Canoas e tobogã de 35 metros
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br) Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna