
A fiscalização e a investigação do caso de gripe aviária no Rio Grande do Sul foram temas da entrevista do Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, com a diretora do Departamento de Vigilância e Defesa Sanitária Animal, Rosane Collares. Confira trechos abaixo e ouça a íntegra no final da coluna.
A orientação é comprar ovos e carne de frango que passaram por inspeção. Como funciona para produtos vendidos em feiras?
Bom, sou de um órgão oficial de inspeção de Estado. Cabe a mim recomendar o consumo de produtos fiscalizados, seja municipal, federal ou estadual, porque passaram por avaliação e supervisão de um médico veterinário. Sabemos que existe a cultura de ovos de galinha caipira, de feira. Como não passam por inspeção veterinária, não temos como recomendar, não posso dar garantia.
O caso de gripe aviária foi em granja vinculada à Vibra, que tem 40% do controle de uma empresa norte-americana, a Tyson. Os Estados Unidos passaram por crise forte de gripe aviária. Isso é investigado?
Sim. Estudamos todas as hipóteses. Precisamos ter essas respostas para a condução do nosso trabalho de vigilância no Rio Grande do Sul. Estamos aguardando o sequenciamento genético dessa amostra, feito pelo Ministério da Agricultura no Lanagro de Minas Gerais. Inclui material daqui de Montenegro e do zoológico, até para ver se há vínculo entre os dois.
Ouça a entrevista completa:
Aproveite também para assistir ao Seu Dinheiro Vale Mais, o programa de finanças pessoais de GZH. Episódio desta semana: entenda os descontos que aparecem no contracheque do INSS
É assinante mas ainda não recebe a carta semanal exclusiva da Giane Guerra? Clique aqui e se inscreva.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Com Isadora Terra (isadora.terra@zerohora.com.br) e Diogo Duarte (diogo.duarte@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna