Entre os dias 21 e 24 de janeiro, o Itaú fechou sete unidades no Rio Grande do Sul, de acordo com levantamento enviado à coluna por Eduardo Munhoz Baptista, secretário-geral do Itaú no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e região. Das agências fechadas, quatro ficavam na Capital, uma em Novo Hamburgo, uma em São Leopoldo e uma em Caxias do Sul.
— O Banco Itaú anunciou em 2019 o fechamento de 400 agências. Depois, foram anunciando mais fechamentos de agências em todo o país. Em contrapartida, estão abrindo unidades digitais. A gente fica bem preocupado, porque é uma empresa altamente rentável, com lucro enorme, e mantem essa política de corte de funcionários e fechamento de agências — diz Munhoz.
O movimento de fechamento de unidades físicas não é exclusividade do Itaú e tem se intensificado nos últimos tempos, quando ainda mais pessoas passaram a usar os serviços digitais das instituições financeiras. Isso, claro, também reflete nos empregos. Em 2019, um programa de demissão voluntária contou com adesão de 3,5 mil funcionários do Itaú. Agora, a instituição fará um novo programa semelhante em março (veja mais detalhes abaixo).
Veja a lista das unidades fechadas no final de janeiro. Os números correspondem às agências.
- 5729 Caxias do Sul (Av Ruben Bento)
- 6383 Novo Hamburgo (Pátria Nova)
- 6972 Porto Alegre (Barra Sul Shoping)
- 6533 Porto Alegre (Alberto Bins)
- 7465 Porto Alegre (Teresópolis)
- 9239 Porto Alegre (Nova Azenha)
- 5669 São Leopoldo
O secretário-geral do sindicato também enviou à coluna a lista de agências fechadas pelo Itaú desde 2019 no Rio Grande do Sul (quando foi anunciado o fechamento de 400 unidades no país). Das 33, mais da metade fica em Porto Alegre. Veja lista abaixo. Os números correspondem aos códigos das unidades fechadas.
- 8996 Caxias do Sul (Shopping Iguatemi)
- 1462 Lajeado (Centro)
- 9227 Rio Grande (Bejamin Constant)
- 9221 Novo Hamburgo (Nabuco)
- 4056 Porto Alegre (Avenida Cristóvão Colombo)
- 7882 Porto Alegre (Auxiliadora)
- 8303 Porto Alegre (Oswaldo Aranha)
- 8518 Porto Alegre (Gravataí Luiz Bastos)
- 7371 Porto Alegre (Jardim Lindoia)
- 0159 Porto Alegre (Praça da Alfandega)
- 0897 Porto Alegre (Sete de Setembro)
- 2966 Porto Alegre (Uruguai)
- 8875 Porto Alegre (Andradas)
- 5592 Porto Alegre (Santa Cecília)
- 7465 Porto Alegre (Teresópolis)
- 8799 Porto Alegre (São Pedro)
- 8237 Porto Alegre (Nova Farrapos)
- 6941 Porto Alegre (Cidade Baixa)
- 7336 Porto Alegre (Parque da Redenção)
- 7763 Porto Alegre (Salgado Filho)
- 8520 Porto Alegre (Protásio Alves)
- 8572 Porto Alegre (Gomes Auxiliadora)
- 8881 Andradas
- 8689 Canoas (Getúlio Vargas)
- 8253 Esteio (Ferroviário)
- 7871 Pelotas (Bento Gonçalves)
- 5729 Caxias do Sul (Av Ruben Bento)
- 6383 Novo Hamburgo (Pátria Nova)
- 6972 Porto Alegre (Barra Sul Shoping)
- 6533 Porto Alegre (Alberto Bins)
- 7465 Porto Alegre (Teresópolis)
- 9239 Porto Alegre (Nova Azenha)
- 5669 São Leopoldo
A coluna procurou o Itaú, que informou que as agências físicas "seguem cumprindo papel relevante como espaços mais humanizados de relacionamento e consultoria". Também disse que, com o aumento da procura por atendimento de canais digitais, "o banco avalia constantemente a adequação de sua rede de agências às novas necessidades dos clientes". Leia a nota na íntegra:
"As agências físicas do Itaú Unibanco em todo o Brasil seguem cumprindo papel relevante como espaços mais humanizados de relacionamento e consultoria. O atendimento presencial continua sendo peça importante no processo de transformação pelo qual o banco passa e ocorre cada vez mais integrado ao digital – para que o cliente tenha um atendimento de qualidade por meio de qualquer um deles e defina, com base em suas próprias demandas, quando deve acionar um ou outro. Neste contexto, e diante do aumento da procura por atendimento em outros canais, como internet, celular e agências digitais, o banco avalia constantemente a adequação de sua rede de agências às novas necessidades dos clientes."
O banco aproveitou também para divulgar a abertura de um polo de atendimento específico para pessoas jurídicas em Porto Alegre, especialmente para pequenas e médias empresas. A unidade começou a funcionar no final do ano passado no bairro Petrópolis.
Novo programa de demissão voluntária
Em fevereiro, o Itaú anunciou a abertura de um novo programa de demissão voluntária para todas empresas controladas pela instituição no Brasil. O programa envolve um grupo restrito de funcionários elegíveis: devem estar afastados por um período superior a 30 dias, ter mais de 60 anos ou "atuar em determinados cargos em áreas que terão sua estrutura adequada à realidade do mercado". Os elegíveis poderão aderir ao programa a partir do final do mês de março. Após o encerramento do período de adesão, serão divulgados os impactos financeiros e o número de funcionários impactados.
Coluna Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da coluna
Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta.
Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.