A Economática fez uma lista das empresas que são candidatas a boas pagadoras de dividendos em 2018. O dividendo é pago aos acionistas, quando a empresa decide dividir parte do lucro da empresa.
A consultoria considerou empresas com volume financeiro médio diário em 2017 superior a R$ 500 mil, lucro em 2016 e nos nove meses de 2017 pelo menos 75% ao acumulado no ano anterior. Também listou empresas que a política de distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio de 2018 seja equivalente ou superior à de 2017.
— O cálculo do dividend yield projetado para o final do ano de 2018 foi efetuado considerando o preço da ação no último dia de 2017 e o mesmo volume de dividendos e JCP´s distribuídos pela ação no ano de 2017 — explica Einar Rivero, gerente de Relacionamento Institucional da Economática.
E tem gaúcha na lista. É a SLC Agrícola, que fica em terceiro no ranking.
Há investidores que apostam no pagamento de dividendos ao decidir pela compra de ação de uma empresa. Costumam fazer menos movimentos de compra e venda, mantendo o papel em carteira por prazos maiores.
Veja a tabela completa: