Pela coleta de saliva

Em parceria com startup gaúcha, rede de 470 farmácias começa a vender testes genéticos

Laudo fica pronto após 40 dias e pode ser usado para um plano de prevenção elaborado por profissional da saúde

Sem conexão
Inicialmente, são três versões disponíveis para teste

A startup hygia bank fechou uma parceria para que sejam oferecidos nas farmácias da Panvel testes genéticos. O produto avalia até 94 variantes genéticas que apontam predisposições das pessoas para diferentes problemas clínicos. Após o teste com uma coleta de saliva, é gerado um relatório para ser analisado por um profissional de saúde, que pode, então, elaborar um plano de prevenção. O teste é desenvolvido pela hygia bank e pela DNYou. 

O serviço entrou no portfólio da plataforma Panvel Clinic. Inicialmente, são oferecidas três variedades. Uma das opções é o "Treino", que aponta dados como capacidade aeróbica, construção de massa muscular e propensão à lesão. Outra modalidade do teste é o "Nutri", voltado à análise de pontos ligados ao metabolismo, incluindo resistência à perda de peso, intolerância à lactose e ao glúten, dificuldade no controle de apetite e impacto de substâncias como cafeína, sal e gorduras. Já a opção "Bem Estar" registra a necessidade de ferro e vitaminas, sensibilidade ao sódio e capacidade antioxidante do organismo contra a ação dos radicais livres, responsáveis pelo enfraquecimento do sistema imunológico e o envelhecimento de células.

O teste pode ser comprado pela internet, e o cliente recebe o kit em casa. Nele, há um formulário para ser preenchido e um envelope para despachar pelo correio a saliva coletada. O conteúdo será analisado pelo laboratório português HeartGenetics, e os resultados serão organizados por uma equipe médica no Brasil. O laudo ficará disponível pela internet em até 40 dias. 

- É algo que auxilia, por exemplo, no planejamento de uma dieta voltada à qualidade do sono ou de atividades físicas focadas na perda de peso localizado - observa a médica endocrinologista e consultora técnica do serviço da hygia bank, Vânia Assaly. 

Os testes têm validade vitalícia, pois os genes não apresentam variações importantes ao longo da vida. 

- Os relatórios podem ser usados durante anos na rotina de avaliações e consultas médicas do paciente. 

Diretor executivo de Operações do Grupo Dimed, Roberto Coimbra recomenda a busca de orientação médica antes de adquirir os testes. Com preços entre R$ 999 e R$ 1.779, eles já estão à venda para todo o país pela internet e nas 470 lojas da rede Panvel na região Sul e em São Paulo.

Hygia Bank

A hygia é um banco digital com sede em Porto Alegre. O principal objetivo da startup é incentivar os brasileiros a financiarem sua saúde com recursos próprios e ao mesmo tempo promover uma cultura de prevenção. Os usuários podem planejar cuidados, armazenar exames e laudos, marcar consultas e teleconsultas, além de utilizar a carteira digital disponível no aplicativo.

Em 2020, a hygia lançou sua versão 3.0, incluindo serviços de seguros para doenças graves; teste de DNA voltado à nutrição; serviços financeiros; um planner de saúde, questionários realizados com profissionais para identificar um “score” da saúde do usuário; fornecimento de serviços e conteúdos informativos de credibilidade.

O aplicativo está disponível tanto nos celulares com sistema operacional iOS como Android, totalmente gratuito. Empresas, clínicas e profissionais da saúde que quiserem fechar uma parceria também devem se cadastrar pelo aplicativo. Além disso, a empresa lançou a plataforma hygia Investments, uma assessoria de investimentos focada em profissionais e empresas de saúde.

Programa do Google

A hygia bank foi uma das 10 startups selecionadas para participar Google for Startups Accelerator, um programa do Google que oferece três meses de mentoria com especialistas da gigante de tecnologia e de outras empresas parceiras. Além disso, haverá treinamento técnico para desenvolvimento de áreas como design, RH e marketing; suporte na estratégia de desenvolvimento do produto e acesso a produtos e ferramentas do Google. 

Incubada pelo Hospital Albert Einstein

A startup foi aceita pela incubadora Eretz.Bio, uma iniciativa do Hospital Israelista Albert Einstein, referência na América Latina, que visa fomentar o empreendedorismo e inovação em saúde no Brasil. Leia mais: Mesclando finanças e saúde, projeto gaúcho terá mentoria do Hospital Albert Einstein

Colunista Giane Guerra (giane.guerra@rdgaucha.com.br)
Colaborou Daniel Giussani (daniel.giussani@zerohora.com.br)
Leia aqui outras notícias da colunista  

Experimente um jeito mais prático de se informar: tenha o aplicativo de GZH no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples e super intuitivo, do jeito que você gosta. 

Baixe grátis na loja de aplicativos do seu aparelho: App Store para modelos iOS e Google Play para modelos Android.


Mais GZH